Diversos

Atividade física X Qualidade

29 de agosto - 15h03

Mais um texto muito bom do professor e educador físico FÁBIO OLIVEIRA.

ATIVIDADE FÍSICA X QUALIDADE / SEGURANÇA CARDIOVASCULAR

Quando pensamos em ATIVIDADE FÍSICA ( AF )devemos levar em consideração diversos fatores, sendo eles extrínsecos ( fatores relacionados ao ambiente ) e de igual forma intrínsecos ( mais relacionados às respostas da atividade de forma interna ).

Além desses e de outros fatores, devemos observar o quão essa atividade se aproxima da realidade do indivíduo- esse fator deve ser o 1* em uma lista de anamnese.

Portanto, entender que atividade resistida podem sim influenciar nos níveis de PRESSÃO ARTERIAL e que estas respostas podem perdurar por até 120min após a atividade, assimilar que mesmo sendo aeróbicos /  oxidativos, dificilmente um idoso irá caminhar por 30-50min, mas sim criar estratégias, que este no seu pequeno espaço de deslocamento realize de forma mais concisa, ergonômica e que esta influencie de maneira menos agressiva ao seu organismo- essa sim deve ser a vertente levada em consideração para a melhor prescrição do treinamento.

Por fim, indivíduos normotensos envolvidos com AF podem apresentar menores níveis pressóricos ( POLITO; SIMÃO, SENNA e FARINATI; 2003 ).

Já para indivíduos hipertensos, melhor controlar seus sinais vitais ( frequência cardíaca / pressão arterial )- antes, durante e após as AF, além de melhor efetivar as estratégias, poderá observar o quão a mesma está agindo como agente não fármaco para esta patologia. "

 

 

Compartilhar post nas redes sociais:

  • Logo Facebook

Comentários