Diversos

Momento que estamos vivendo

17 de março - 17h32

" Eu acho que o universo tem sua maneira de restaurar as coisas para equilibrá-las de acordo com suas próprias leis, quando elas são alteradas.

  Os tempos em que vivemos, cheios de paradoxos, alimentam o pensamento...

  Numa época em que as mudanças climáticas atingem níveis preocupantes devido aos desastres naturais que estão ocorrendo, a China em primeiro lugar e muitos outros países depois são forçados a bloquear; a economia entre em colapso, mas a poluição diminui consideravelmente.

  A qualidade do ar que respiramos melhora, usamos máscaras, mas ainda respiramos...

  Em um momento histórico em que certas políticas e ideologias discriminatórias estão surgindo em todo o mundo, aparece um vírus que nos faz expeimentar que, num piscar de olhos, podemos nos tornar os discriminados, aqueles que não têm permissão para atravessar a fronteira, aqueles que transmitem doenças.

  Mesmo sendo ocidental e com todos os tipos de luxo baratos que temos ao nosso alcance.

  Em uma sociedade baseada na produtividade e no consumo, na qual passamos todos 14 horas por dia correndo, não sabemos muito bem para onde, sem descanso, sem pausa, de repente somos forçados a parar.

  Recolhidos em casa, dia após dia.

  Contando as horas de um período do qual perdemos o valor, se não for medido em algum tipo de remuneração ou em dinheiro.

  Ainda sabemos como usar nosso tempo sem uma finalidade específica ?

  No momento em que os pais, por motivos maiores, costumam delegar seus filhos a outras pessoas e instituições, o Coronavírus força as escolas a fecharem e nos obriga a buscar soluções alternativas, coloca os pais junto aos seus filhos.

  Nos obriga a sermos uma família novamente.

  Numa dimensão em que as relações interpessoais, a comunicação, a socialização, são realizadas no espaço virtual das redes sociais, dando-nos a falsa ilusão de proximidade, esse vírus nos tira a proximidade verdadeira e real : sem toques, beijos, abraços, tudo deve ser feito à distância, na frieza da falta de contato.

  Quanto de nós damos a esses gestos seu verdadeiro significado ?

  Numa fase social em que o pensamento sobre si mesmo se tornou a norma, esse vírus nos envia uma mensagem clara : a única maneira de sair disso é fazer ressurgir em nós a sensação de ajuda ao próximo, de pertencer a um coletivo, ser responsável e fazer parte de algo maior, que por sua vez, é responsável por nós.

  Co-responsabilidade : sentir que suas ações influenciam no destino das pessoas ao seu redor e que você também depende delas.

  Vamos parar de procurar culpados ou nos perguntar por que isso aconteceu e começar a pensar sobre o que podemos aprender com tudo isso.

  Todos temos muito em que refletir e nos empenhar.

  Co o universo e suas leis, parece que a humanidade já está bastante endividada e que essa epidemia está chegando para nos explicar, a um preço caro. "

  F. MORELLI

Compartilhar post nas redes sociais:

  • Logo Facebook

Comentários