Diversos

Auto-aceitação

18 de março - 22h08

Adorei esse texto de SIMONE GUIMARÃES- PSICANALISTA

"Eu trabalho muito com auto-aceitação do ser humano. O que significa aceitar-se humano. E ser humano se machuca, sangra, tem o coração partido. Ser humano às vezes tem vontade de jogar tudo para o alto, ser humano fica triste, tem dias ruins, ser humano fica com raiva, confuso, perdido. Ser humano tem sua singularidade, o seu tempo, o seu próprio ritmo de caminhada.

Sei que às vezes gostaríamos ser super-heróis com mil poderes. Fazer o impossível, cair mil vezes sem nos machucar, nunca sentir nenhuma dor , sermos sempre perfeitos para nós mesmos e para os outros.

Muitos pacientes chegam ao consultório com esta expectativa sobre si mesmos. Querem ser perfeitos, querem eliminar definitivamente a frustração de suas vidas, querem ser super-heróis na vida das pessoas amadas, de capa e tudo.

Mas não somos. Somos seres humanos errando, aprendendo, refazendo, acertando. Somos seres humanos com defeitos sim, mas com muitas outras qualidades que nos fazem únicos e insubstituíveis. Não precisamos ser perfeitos para sermos dignos de sermos amados ou felizes, não precisamos resolver o mundo todo, não precisamos sequer estar sentindo alegria o tempo inteiro. Precisamos sim, estar buscando o melhor para nós em constante processo de evolução e crescimento. Precisamos sim, estar nos priorizando e buscando sermos melhores a cada dia. Mas sem cobranças irreais, sem auto-punição, sem culpa. 

É necessário compreender que fracassar com alguma coisa não te faz um fracasso, não corresponder à alguma expectativa não te faz menos importante, menos esforçado ou menos amado. Estar passando por um momento difícil não te faz inferior a ninguém. Todos temos o nosso tempo certo de sentir a dor, de processar, de aprender com ela e de sorrir sincero de novo. "

 

 

Compartilhar post nas redes sociais:

  • Logo Facebook

Comentários