OUTUBRO ROSA
" Campanha alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença na luta pela cura: mamografias e autoexames devem fazer parte da rotina feminina.
Os seios são fontes de várias simbologias em diferentes culturas. Motivo de inspiração e desejo, são também o órgão da amamentação, da feminilidade e do prazer. A mama, contudo, adoece. O câncer é o mal que mais acomete essa glândula- 28% do total de tumores- , sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer ( INCA ), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo , porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.
O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.
Além da mamografia, ultrassonografia, o Outubro Rosa alerta para a importância do autoexame.
Apesar de o câncer ser uma doença, na maioria das vezes, com desenvolvimento silencioso, algumas mulheres sentem mudanças no corpo.
Os sintomas incluem nódulos na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mailo ou da mama. O tratamento depende da fase do tumor. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
É consenso entre especialistas e mulheres curadas que a doença não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças. É plenamente tratável.
A incidência vem crescendo entre 5% e 10% nos últimos anos. "
Então, mulherada, bora se cuidar !
Compartilhar post nas redes sociais: