" OUTUBRO ROSA é uma campanha de conscientização, que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo de útero em diversos estados.
A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.
No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamentos apresentados, em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidar com as mensagens divulgadas neste período.
Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa , mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.
Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
Dados do INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA ( INCA ) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias forma realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8 %, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde ( OMS ). "
Compartilhar post nas redes sociais: